
Sobre
Relações Internacionais (RI) tem sido historicamente uma área interdisciplinar de conhecimento das ciências humanas que manteve certo distanciamento de estudos com base em Karl Marx, Friedrich Engels e o pensamento marxista como um todo. As razões para esse contraste já estão na origem disciplinar em universidades britânicas e estadunidenses no começo do século XX: a construção de pesquisas e reflexões que projetam a supremacia ocidental na forma de uma hegemonia intelectual e funcional ao centro do capitalismo.
Desta forma, obscurecem as relações de dominação e exploração intrínsecas ao discurso e à prática de expansão de um mundo liberal. É assim que se desenvolveu um processo para ofuscar e desvincular os fenômenos internacionais das lutas de classes e da crítica dos processos de acumulação de capital, que terminam por promover o capitalismo como o estado natural e superior da vida humana. Nesse sentido, somam-se as afirmações segundo as quais Marx e Engels pouco ou nada teriam a dizer sobre as relações internacionais, ignorando a amplitude de estudos dos amigos de letras e lutas e do Marxismo sobre o internacional, o sistema-mundo, as relações centro-periferia, a ordem mundial, o engajamento crítico com o desenvolvimento, entre outros.
Desde 2016, quando da realização do I Colóquio Relações Internacionais e Marxismo e a criação da Rede de Estudos em Relações Internacionais e Marxismo (RIMA), uma série de eventos e publicações sobre Marxismo e Relações Internacionais têm sido promovidos por pesquisadores/as da área. Têm objetivo geral de questionar: onde está o Marxismo nas RI e como seriam seus desenvolvimentos teóricos, suas divergências e convergências e suas análises concretas de fenômenos na área? A RIMA se propôs a intervir no quadro intelectual descrito acima, para o aprofundamento de um pensamento marxista sobre relações internacionais, com desenvolvimento teórico e promoção de análises de situações concretas. A Rede tem sido uma impulsionadora da produção de conhecimento e articulação de pesquisas e eventos em Relações Internacionais. Suas atividades têm contribuído para promover no Brasil um encontro necessário entre Materialismo Histórico e Relações Internacionais. É nessa perspectiva que propomos a realização do II Colóquio Relações Internacionais e Marxismo.
Comissão Organizadora e Científica
Docentes
Ana Garcia (PUC-RJ)
Caio Bugiato (UFRRJ)
Carlos Eduardo Martins (UFRJ)
Daniel Aragão (UFBA)
Débora Gaspar (UFRRJ)
Fabiano Escher (UFRRJ)
Leonardo Ramos (PUC-MG)
Luiz Felipe Osório (UFRRJ)
Marcelo Fernandes (UFRRJ)
Tatiana Berringer (UFABC)
Discentes
Arthur Paixão (UFRRJ)
Beatriz Araujo (UFRRJ)
Bruna Loise (UFRRJ)
Guilherme Pessoa (UFRRJ)
Johnatan Cesar (UFRRJ)
Luana B. Garcia Torres (UFRRJ)
Mariana Amaro (UFRRJ)
Rafael Estrella (UFRRJ)
Sarah Amorim Lopes (UFRRJ)
Victoria Campbell (UFRRJ)
Realização
-
Rede de Estudos em Relações Internacionais e Marxismo (RIMA)
Suporte
-
Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Relações Internacionais da UFRRJ (LIERI)
-
Coletivo de Estudos Marxistas Sobre o Internacional (CEMINAL)
Financiamento


Apoio










